Quem Somos

Perfil Corporativo

A Blau é uma indústria farmacêutica líder no segmento institucional e pioneira em biotecnologia, com portfólio proprietário de medicamentos de alta complexidade com foco em segmentos relevantes na indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, especialidades, antibióticos, atuando em diversas classes terapêuticas. 

Possui footprint continental, presente em 6 países – Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai e Estados Unidos – e um moderno complexo industrial farmacêutico composto por cinco plantas industriais, com tecnologia de ponta, dedicadas à produção de medicamentos biológicos, biotecnológicos, oncológicos, antibióticos, anestésicos injetáveis e insumos biotecnológicos. 

O portfólio da Blau é composto por produtos de marca própria – biológicos e sintéticos – de alta complexidade, que atendem as principais áreas terapêuticas do mercado de produtos hospitalares, incluindo infectologia, oncologia, hematologia, nefrologia e especialidades, com grande potencial de crescimento de consumo. 

A Companhia está dividida em 4 unidades de negócio. Conheça cada uma delas:

 

  • Biológicos

f
Os produtos biológicos são medicamentos produzidos por biossíntese em células vivas, ao contrário dos sintéticos, que são produzidos por síntese química. Os biológicos são uma classe diversa e heterogênea de produtos que podem ser elaborados utilizando matérias-primas de duas origens diferentes:  a) medicamentos obtidos a partir de material biológico que são extraídos de microrganismos (vivo, atenuado ou morto), órgãos e tecidos de origem vegetal ou animal, células ou fluidos de origem humana ou animal; b) medicamentos obtidos por procedimentos biotecnológicos, que são proteínas recombinantes obtidas a partir de células geneticamente modificadas; anticorpos monoclonais.

 

  • Oncológicos

A linha de oncologia está composta por medicamentos de administração oral e injetável de origem diversa, destinados ao tratamento do câncer, que englobam diversas classes terapêuticas e tipos de tratamento. 

 

  • Especialidades

A linha de especialidades está composta por produtos que são utilizados no dia a dia do hospital, na maioria dos tratamentos especializados de doenças infecciosas, tratamentos especiais, dentre outros. Engloba antibióticos, relaxantes musculares com aplicações terapêuticas, medicamentos injetáveis, anestésicos, entre outros. 

 

  • Outros

A linha de outros é composta por medicamentos sob prescrição médica, isentos de prescrição (MIP), focados no mercado varejo (retail) e não varejo, incluindo ainda dermo-medicamentos, preservativos e afins.

 

Mercado de Atuação

A Blau atua, majoritariamente, no segmento Institucional, que abrange hospitais e clínicas privadas, incluindo os centros de quimioterapia e hemodiálise, além de instituições de saúde pública nas esferas federal, estadual e municipal. 

O segmento institucional inclui medicamentos hemoderivados, biológicos, biotecnológicos, antirretrovirais, entre outros, geralmente encontrados sob a forma farmacêutica injetável, adquiridos para uso em clínicas, hospitais e ambulatórios.

Por este motivo a escolha pelo consumo é realizada dentro das instituições de saúde e/ou clínicas e hospitais, e geralmente está relacionada à segurança em termos de capacidade de minimização de risco de ocorrência de reações adversas relacionadas ao consumo, à qualidade do próprio medicamento, confiança do profissional de saúde formada em relação à efetividade terapêutica e ao preço que também é levado em consideração pelas instituições de saúde. 

As companhias atuantes no mercado institucional concentram os esforços de vendas em redes hospitalares, ambulatoriais e clínicas médicas, tendo a contribuição indireta da rede de distribuidores para efetivar a venda e a entrega do medicamento ao consumidor. Por este motivo tais empresas mantêm times menores para a realização de suas atividades de vendas, o que também reflete o menor emprego de recursos financeiros nas estratégias de marketing e divulgação, se comparadas com o mercado varejo.

Espera-se que as vendas no mercado institucional cresçam mais fortemente à medida que a economia se fortaleça, pois, os gastos públicos em saúde estão vinculados ao PIB no nível federal. Com a melhoria do crescimento econômico esperado para a economia brasileira, esse cenário deve se fortalecer.

Além disso, recentes avanços políticos e econômicos brasileiros como a reforma da previdência devem levar a políticas mais claras de saúde no Brasil, no sentido de aprimorar a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e facilitar a entrada de medicamentos novos nesse mercado.

 

Portfólio

A Companhia conta atualmente com amplo portfólio de injetáveis, utilizados em hospitais, clínicas e HMOs.

Considerando as unidades de negócio da Companhia acima descritas, em 31 de dezembro de 2020, os medicamentos da Companhia eram negociados com mais de 7 mil redes hospitalares, mais de 5 mil hospitais e clínicas, mais de 300 clínicas oncológicas e mais de 300 centros de nefrologia, conforme dados do IQVIA. Com isso, a Companhia possuía um mercado estimado em mais de R$4,7 bilhões, que conta com marcas renomadas e diversificadas, conforme demonstrado abaixo:

Nossas Instalações

A Blau possui um complexo industrial composto por 4 localidades diferentes:

  • Unidade Industrial Cotia

Na unidade de Cotia contamos com o Blau Inventta – nosso centro de PD&I, a planta de insumos farmacêuticos biotecnológicos (P400) e a planta de injetáveis (P200).

A P200 é focada no segmento de medicamentos biológicos e biotecnológicos, produz medicamentos injetáveis biológicos e biotecnológicos, além de medicamentos sintéticos, na forma de solução líquida, emulsão e pó liofilizado, em ampolas, frascos-ampolas e seringas. Além de embalar os produtos hemoderivados e dermocosméticos importados.

Produz (fabricação/embalagem) medicamentos injetáveis biológicos – fabricados a partir de células ou fluidos de seres vivos -, biotecnológicos – fabricados por meio de tecnologia recombinante -, sintéticos – fabricados a partir de sínteses químicas -, nas formas farmacêuticas de solução injetável de pequeno volume, emulsão injetável de pequeno volume e pó liofilizado, sob as apresentações seringa preenchida, frasco-ampola e ampola. Realiza também, a embalagem de medicamentos hemoderivados, medicamentos biológicos e dermocosméticos importados.

A P400 é a nova planta de produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) biotecnológicos. Possui duas áreas distintas, para cultivo de células procariontes e eucariontes.

Na unidade de Cotia também está localizada a Matriz da Companhia, que engloba as áreas da Garantia da Qualidade (P110), Controle da Qualidade (P300), Comercial e toda a área administrativa (P100), como as áreas de apoio, laboratórios, escritórios e áreas de armazenagem.

  • Unidade Industrial Caucaia

A planta de Caucaia é focada na produção de produtos citotóxicos/oncológicos (comprimidos simples, revestidos e cápsulas) e injetáveis (soluções e pó liofilizado) em frascos-ampolas. São duas áreas distintas e dedicadas para a produção de cada tipo de medicamento.

  • Unidade Industrial São Paulo

A planta de São Paulo é focada no segmento de especialidades, produz medicamentos injetáveis na forma líquida em ampola e fracionamento de pó estéril em frasco-ampola, com áreas dedicadas para penicilínicos, cefalosporínicos e não-betalactâmicos. Além disso, embala a linha Preserv. Possuímos 3 linhas independentes para a produção de cada classe de medicamento:

Prédio 1: manipulação, envase, esterilização terminal, inspeção e embalagem de solução parenteral de pequeno volume em ampolas; envase, inspeção e embalagem de pós-estéreis não-betalactâmicos; manipulação, envase e embalagem de produtos semissólidos e produtos para a saúde; embalagem de preservativos. 

Prédio 2: envase (fracionamento), inspeção e embalagem de pós-estéreis penicilânicos. 

Prédio 3: envase (fracionamento), inspeção e embalagem de pós-estéreis cefalosporínicos.

  • Unidade Industrial Anápolis

A unidade de Goiás possui 3 áreas produtivas para o fracionamento de pós estéreis em frasco-ampola das classes cefalosporínicos, carbapenêmicos e não-betalactâmicos.